O Guia Definitivo de Etiqueta no Busão

99% das pessoas do mundo já andaram de transporte público um dia na vida. Fato. O problema é que tem gente que extrapola os limites do non sense por se achar a última bolacha do pacote (e que vem sempre quebrada).

Mas ok, né? Para essa e outras pessoas, decidimos  criar o Guia Definitivo de Etiqueta no Busão. Gloria Kallil não fez, mas a gente sim.

blog

1. Oriente-se na sua vida

ihvxzex

Primeiro, olhe ao redor e reconheça o ambiente. Veja se o busão está cheio (quase 90% deles) e respire fundo, porque paciência não é uma opção, mas um instinto de sobrevivência.

Um busão cheio é palco de muitos esbarrões, pisadas nos pés, bolsas na cara e muito mais, e isto é ok, porque não dá pra fazer a Gisele Bündchen num Roda de Fogo antes das 9h da manhã.

 

2. Gentileza gera gentileza

moezxnb

É aquela coisa, custa nada segurar a bolsa do coleguinha que está em pé. Isso vale tanto para moças quanto para moços (não sei que frescura é essa que alguns homens tem de não segurar a mochila de outro homem). Vamos construir a portinha de entrada no céu, né non?Pode ficar tranquil@ que a mão não cai.

 

3. Respeite o espaço d@ coleguinha

rtp-7-bus-scene-small

A não ser que você esteja carregando um saco de batatas no meio das pernas ou parindo, não tem motivo pra se sentar tod@ arreganhad@ e ocupar duas cadeiras. Cair no ombro do coleguinha dormindo também não dá, né queridx?  A menos que role o clima igual o gif acima, o que jamais será o caso se tu estiver no Barro-macaxeira às 18h.

 

4. Nada de roçar nos outros

3646681_o

Não é nada chic ficar se roçando nos outros. É constrangedor, tanto para quem faz quando para quem sofre.
*lembrando que assédio sexual é crime*

 

5. Eu adoro ouvir música. A MINHA MÚSICA.

giphy

É uma coisa que tem bem menos ultimamente, mas ainda assim é comum, principalmente se for maloqueiro.

Qual o problema em usar um fone de ouvido? É óbvio que os celulares da Samsung que você compra em 15x no crediário das Casas Bahia vêm com fone de ouvido (isso só não se aplica se o celular for roubado, aí é outros quinhentos). Não passamos a noite preparando uma playlist indie com Years and Years pra chegar no busão e ter que ouvir Marília Mendonça

Mas eu esqueci meu fone!
– Então compra um novo na Dantas Barreto. É simples.

 

6. Seja paciente

tumblr_nikh3kvupd1s3h43ko1_r1_500

Uma das coisas que mais atrapalham a gente é aquele leitor biométrico. Quero saber quem que gosta de ter que ficar esfregando o dedo ali enquanto 125 pessoas te fuzilam quando dá erro. Mas tenha paciência porque algumas vezes, vulgo sempre,! a digital tá ruim.

 

7. Mas também colabore pra fila andar mais rápido

Imagina todo mundo assim na fila do Barro/Macaxeira de 7h

Imagina todo mundo assim na fila do Barro/Macaxeira de 7h

Se alguns demoram passando a digital, outros demoram porque resolvem procurar o VEM/dinheiro dentro da bolsa de 5 metros cúbicos.

É mais interessante tu deixar o dinheiro separado no bolso da calça, por exemplo. Você já sabe onde está e nem precisa ficar revirando a bolsa na hora de pagar. Ou simplesmente comprar um VEM. E isso nos leva para a próxima dica.

 

8. Não empurra

pushing

NÃO PRECISA EMPURRAR PRA SUBIR. Parece até que tá ansioso pra andar de busão (porque eu simplesmente não estou). Ficar empurrando não adianta em nada. Só atrapalha. Só vejo o povo perdendo chinelo na hora de subir porque tem gente apressadinho que não pode esperar. Calma aí, né arianos?

 

9. Tenha educação

giphy-1

O sol passou para dar o bom dia

Completando a dica anterior. Que tal dar aquele bom dia pro motorista e pro cobrador? Vai passar? Peça licença. Se tu chegar esbarrando em meio mundo de gente vai ser pior, a galera do busão é vingativa e barraqueira. Fkdk

 

Listinha completa? Falta mais algum?

Comments

comments